quinta-feira, 20 de maio de 2010

INVERNO



A Sul do Equador.

Por aqui falam que vai começar o Inverno. Sim, Inverno... em plena zona tropical... Com uma amplitude térmica entre uma mínima de 23ºC e uma máxima de 31ºC.
Mas isso apenas porque na TV, cuja redacção de programação se situa lá bem mais para Sul, transmite programação onde se recorda a população sobre os cuidados a ter no frio.

Os hábitos e costumes deixaram de ser locais e passaram a ter um discurso global. Isso leva a situações que por vezes rasam o caricato, Senão mesmo o anedótico. Como em pleno Dezembro tropical, com temperaturas acima de 30ºC, pasmo com os vendedores ambulantes trajando barretes de Pai Natal. Como se tivéssemos num inverno gelado dum qualquer pais do Norte da Europa. Ufff!... Só de ver faz calor!

Na evolução civilizacional sobre o planeta sempre prevaleceu a cultura do conquistador e do mais forte. No presente nada mudou. E com os potentes meios de comunicação global, os poderosos da economia ditam o seu calendário de interesse mercantil e impõem a sua avidez subjugando tudo e todos. Nivelando a cultura global pela mais rasteira das motivações; a ganância.

2 comentários:

Serginho Tavares disse...

Não duvido nada que em breve vamos começar a comemorar o 4 de julho por aqui!


amo te

São disse...

Inverno? Com temperaturas assim?

Imitações tolas e importações ainda mais tolas também existem por cá...

Noite de sonhos azuis, Amigo.