sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CORTIÇA

Toda a fachada do Pavilhão de Portugal na Expo 2010 de Xangai é revestida a cortiça. Os chineses, desconhecedores do material, ficam fascinados acariciando a textura macia e aveludada. Portugal, com uma produção superior a 50% do total mundial, é o maior produtor de cortiça.

A cortiça é a casca do sobreiro. Tem aplicações na área dos isolamentos (tanto térmicos como acústicos) e na tradicional produção de rolhas para garrafas de vinho. Um bom vinho de qualidade superior não dispensa um engarrafamento selado por uma rolha de boa cortiça. Actualmente a cortiça tem entrado em outras áreas de actividade económica com sucesso; até na produção de artigos de moda, devido à sua leveza, à macieza da sua textura e maleabilidade.

O sobreiro é uma árvore natural da região Oeste do Mediterrâneo, com especial prevalência na Península Ibérica (onde outrora existiram extensas florestas dos mesmos), estendendo-se também pelas costas do sul de França e Itália, assim como ao longo duma estreita faixa de costa do norte de África alongando-se por Marrocos, Argélia e Tunísia, até à Líbia.

Sobreiro em montado alentejano

Cortiça: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cortiça

Sobreiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobreiro

Foto de sobreiro: Luís Fadista http://br.olhares.com/sobreiro_foto2813686.html

6 comentários:

Guará Matos disse...

Mas Portugal esta temeroso em relação a cortiça, pois, o crescimento em grande escala das rolhas sintéticas tem deixado os produtores portugueses preocupados.

Abraços.

Unknown disse...

Engraçado... sempre que leio sobre rolhas lembro de uma matéria que li num jornal, anos atrás, onde a NASA anunciava ter descoberto numa galáxia distante (Andrômeda, se não me engano) um planeta com o tamanho aproximado ao da Terra, mas cuja constituição se dava por um material muito leve, incrívelmente parecido com cortiça.

Um planeta de cortiça... dá pra imaginar isso?

Abração!

Unknown disse...

Ok, errei o endereço e as medidas, mas é disso que estou falando...

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/08/07/297144852.asp

Hasta!

Lobo disse...

Ah, eu sou a favor do uso de rolhas sintéticas. Vamos deixar as pobres árvores em paz XD.

Beth/Lilás disse...

Ah, então esta linda árvore é o Sobreiro! Gostei de conhecer e espero que as sintéticas prevaleçam no mundo futuro para podermos garantir a sobrevivência de tão maravilhosa flora.
um abraço carioca

Serginho Tavares disse...

Meus caros as árvores só existem por causa da cortiça, caso contrário ela já teria sumido prque não servem pra mais nada. Além disso elas não são derrubadas parar tirar a cortiça. Eu vi na tv todo o cuidado que se tem com elas. A cortiça é como se fosse a pele do sobreiro que eles tiram e esperam crescer novamente.
Está ai um bom tabalho de desenvolvimento sustentável!
Leiam o post porque ele deixa claro que não é apenas para rolha que elas servem!

Beijos amor