sábado, 21 de abril de 2012

HERANÇA ENVENENADA


No mapa a origem da África que conhecemos hoje. Uma autêntica manta de retalhos que nunca respeitou tribos e nações indígenas. Muitas delas verdadeiros impérios, com sistemas administrativos próprios, baseados nos seus princípios culturais. A África pré-colonial e pré-islâmica, não era um continente de selvagens brutos e incapazes.

Incapazes de expandir os seus territórios numa Europa que buscava a sua paz interna e saturada, além de depauperada, pelos contínuos conflitos, os governantes e mercadores europeus, descobriram no século XVIII e início do XIX um filão imenso para satisfação da sua insaciável avidez imperialista. E aí foi a partilha vergonhosa e sem escrúpulos duma terra alheia. Os seus habitantes eram vistos pelos invasores como criaturas sub-humanas, sem o mínimo direito a dignidade. 

Esse estigma ainda perdura. Infelizmente!

O único território que conseguiu manter a sua independência e autonomia por mais tempo, foi o orgulhoso Império Etíope, governado por monarquias cristãs coptas.

3 comentários:

São disse...

Como alguém disse"pecados antigos projectam longas sombras!" e em África essa verdade tem trágica confirmação.

Abraço-te, Irmão

Beth/Lilás disse...

Amigo Man, tô voltando, devagarzinho ainda depois dos tristes ocorridos.
Estive agora na Europa, França e Itália, e o que pude ver foi o imenso número de povos africanos buscando uma saída para suas vidas no velho continente.
A situação por lá, pareceu-me muito delicada e de uma hora para outra poderá explodir em atitudes racistas ou violências.
Soube hoje que o governo da Noruega resolveu devolver grupos de refugiados pros seus países de origem, começaram pelos etíopes.
O mundo está complexo demais e chega a dar medo do futuro.
um grande abraço carioca

Serginho Tavares disse...

Uma lástima o que estes povos colonialistas fizeram com a África, estruíram várias culturas e agora o que temos? O berço da humanidade virou uma terra de ninguém. Desconfio que foi isto mesmo que eles queriam: destruir o berço da humanidade e consequentemente ela também!

Beijos meu amor